Total de visitas: 125730
|
Glossário de Futsal
Glossário de Futsal
A razão deste trabalho, prende-se com a necessidade premente dos treinadores e jogadores falarem a mesma linguagem no Futsal, tentando, assim, contribuir para a uniformização dos termos, expressões e significados técnicos, por todos nós praticados.
Tenho a certeza que por desconhecimento e esquecimento, muitos mais aqui faltam, no entanto, este é o meu contributo para que no futuro nos entendamos melhor.
G L O S S Á R I O
ABRIR JOGO
Forma de jogar colectivamente com os jogadores mais abertos (distanciados), executando passes longos, de forma a criar espaços na defensiva contrária.
ADAPTAÇÃO DEFENSIVA
Manobra de ajuste defensivo, tendo em conta o ataque.
AGRESSIVIDADE
Estado de tensão física e mental do jogador para pressionar o adversário de posse de bola ou impedir que um jogador contrário possa receber a bola em condições.
AJUDA
Princípio de colaboração entre jogadores de uma equipa no ataque e na defesa.
No ataque os APOIOS são considerados uma forma de ajuda.
ALA
Esquerdo ou direito. Posição do jogador que joga pelas alas.
AMPLITUDE
Ataque no sentido transversal (largura) do campo.
ÂNGULO DE PASSE
Espaço entre passador e receptor. Não confundir com linha de passe.
Quanto maior for a amplitude do ângulo de passe, mais possibilidades de êxito no passe.
ANTECIPAÇÃO
Acção defensiva que consiste em antever os movimentos de ataque para se adiantar no espaço e no tempo ao adversário, impedindo a recepção da bola.
APOIO
Jogador em condições de receber a bola como AJUDA ofensiva, para facilitar
a acção do colega de posse de bola.
ÁRBITRO
O jogo disputa-se sob o controle dum árbitro que dispõe de toda a autoridade necessária para velar pela aplicação das Leis do Jogo no quadro do jogo que é chamado a dirigir, desde a sua entrada no recinto onde se encontra o rectângulo de jogo e acaba quando o tiver abandonado.
ÁREA DE GRANDE PENALIDADE
Em cada topo do campo, a 6 m de distância de cada poste da baliza, está traçado um semi-círculo perpendicular à linha de baliza o qual se prolonga no interior do campo com um raio de 6 m.
A parte superior deste semi-círculo é uma linha de 3,16 m, exactamente paralela à linha de baliza entre os dois postes de baliza.
O espaço compreendido no interior deste semi-círculo denomina-se de ÁREA DE GRANDE PENALIDADE.
ASSISTÊNCIA ou ÚLTIMO PASSE
Passe ao colega que consegue rematar para golo.
ATACANTE
Jogador da equipa que ataca.
ATACAR
Acção de quem tem a posse de bola e dentro dos princípios do jogo lhe compete procurar o golo.
Também se pode utilizar nos sentidos ofensivo e defensivo de " ... atacar a bola ".
ATAQUE PLANEADO ou ATAQUE ORGANIZADO
É o conjunto de acções ofensivas organizadas na procura da finalização em dado momento do jogo.
ATITUDE
Disposição e estado de tensão psicológica e física do jogador em jogo.
ATITUDE DEFENSIVA
Posição básica defensiva, que nos permite reagir rapidamente ao ataque.
BALIZAS
As balizas estão colocadas no centro de cada linha de baliza.
A distância que separa os dois postes é de 3 m, e o bordo inferior da barra transversal situa-se a 2 m do solo.
BARREIRA
Forma de colocação dos jogadores defensores ante a bola, para tapar o ângulo de remate à baliza, nas faltas.
BATER DE PRIMEIRA OU DE SEGUNDA
Momento de finalizar uma acção ofensiva planeada, em que remata à baliza o primeiro ou o segundo jogador que vem em apoio do jogador de posse de bola.
BLOQUEIO ou CORTINA
Acção ofensiva que consiste na interposição à acção defensiva de um adversário, para libertar o colega da marcação.
Pode ser directa ou indirecta, consoante o colega tenha a posse de bola ou não.
BOLA
Esférico feito de couro ou material equivalente, com uma circunferência de 64 cm no máximo e 62 cm no mínimo, pesa entre 400 e 440 g no começo do jogo e tem uma pressão que pode variar entre 0,4 e 0,6 atmosferas.
BOLA AO SOLO
Depois de uma interrupção temporária do jogo, provocada por uma causa não prevista nas Leis do Jogo, o jogo deve ser recomeçado com uma bola ao solo.
BOLA FORA DO JOGO
A bola está fora do jogo quando :
- atravessar completamente a linha de baliza (linha de fundo) ou linha lateral, quer junto ao solo quer pelo ar.
- o jogo seja interrompido pelo árbitro.
- toque no tecto.
COBRIR A BOLA
Diz-se quando o jogador de posse de bola, se interpõe entre a bola e o opositor, de modo a que este não lhe possa tocar.
COLOCAÇÃO
Conceito de dupla referência, quanto à técnica (posição) e à táctica (situação).
COMPENSAÇÃO ou COBERTURA
É uma forma de ajuda defensiva.
Posição defensiva para se opor a um atacante que ultrapassou um colega.
CONDUÇÃO
Acção de transporte de bola de forma controlada.
CONTENÇÃO
Tem aplicação em contextos diferentes.
Aplica-se quando se pretende retardar o ataque ou defender mais recuado.
CONTRA
Disposição da equipa que defende e espreita sair em contra-ataque.
CONTRA - ATAQUE ou ATAQUE RÁPIDO
Acção de jogo ofensivo rápido e em superioridade numérica ou posicional.
Acção de resposta rápida ao ataque adversário.
CONTROLE DE BOLA
Acção do jogador que domina a bola.
DEFESA
Função da equipa que não tendo a posse de bola, tem como objectivo tentar impedir que a equipa adversária consiga atingir os objectivos no ataque.
DEFESA ACTIVA
Aplica-se quando se pretende ganhar rapidamente a posse de bola, criando situações de superioridade 2x1.
DEFESA HOMEM A MOMEM (H X H)
Sistema defensivo colectivo onde cada defensor faz marcação individual.
DEFESA MISTA
Sistema defensivo colectivo, onde parte dos jogadores fazem marcação por zona e outros individual.
DEFESA PASSIVA
Aplica-se quando se joga defensivamente na expectativa.
DEFESA ZONA
Sistema defensivo colectivo onde cada jogador tem um espaço definido para
defender.
DEFENSOR
Jogador da equipa que defende. Ver DEFESA.
DESDOBRAMENTO
Movimento de um jogador para ocupar o lugar deixado livre por um colega que se integrou no ataque.
DESMARCAÇÃO
Movimento no ataque para se libertar da marcação ou vigilância do defensor contrário.
DIAGONAL
Movimento ofensivo caracterizado por uma entrada na direcção da baliza contrária, feita diagonalmente à linha lateral.
DOIS CONTRA UM
Acção de dois defensores contra um atacante.
DOIS PARA UM
Acção de dois atacantes para um defensor.
DRIBLE
É o modo segundo o qual, um jogador ultrapassa o seu opositor, sem perder o domínio da bola.
EFEITO
Trajectória curva que a bola adquire, quando se realiza um passe ou um remate.
ENCOSTO
Acção de empurrar ombro a ombro o oponente com o fim de obter vantagem na disputa do lance.
Segundo as Leis do Jogo é punido com falta.
ENTRADA
Movimento ou trajectória de cariz ofensivo de penetração na defesa contrária. Pode ser interna (pela frente do defensor) ou externa (pelas costas).
Também se aplica em sentido defensivo, quando um jogador tenta ganhar a posse de bola ao seu directo opositor, numa disputa imediata e instantânea.
EQUILÍBRIO DEFENSIVO
Significa encontrar o posicionamento defensivo da equipa.
ESTICAR O JOGO
O mesmo que dar profundidade ao jogo.
FALTAS ACUMULADAS
São todas as sancionadas com pontapé-livre directo a que se referem as mencionadas na Lei 12 das Leis do Jogo.
As cinco primeiro faltas acumuladas por cada equipa em cada período, deverão ficar registadas no boletim de jogo.
FILOSOFIA DE JOGO
Forma particular de interpretar ou entender o jogo.
FINALIZAÇÃO
Concretização com remate de uma acção ofensiva.
FINTA
É a acção segundo a qual um jogador engana o seu opositor para ganhar vantagem, com ou sem bola. Pode-se considerar a SIMULAÇÃO uma finta.
FIXO ou CENTRAL
Posição defensiva mais atrasada de um jogador de campo.
FUNDAMENTOS
Técnicas a que recorrem os jogadores para resolver situações de jogo.
GOLO
Um golo é marcado quando a bola transpõe completamente a linha de baliza, entre os postes e por baixo da trave.
GUARDA REDES
Jogador encarregado de defender a baliza.
Único jogador com função e regras especificas no jogo. É o único jogador autorizado a jogar a bola com as mãos dentro da área e tem limitação regulamentada quando joga com os pés.
INFERIORIDADE NUMÉRICA
Aplica-se defensivamente quando há desigualdade de jogadores.
INTERCEPÇÃO
Acção defensiva que visa impedir que um passe ou um remate à baliza chegue ao seu destino, através da interposição na sua trajectória.
INTERVALO
O intervalo entre as duas partes do jogo, não deve exceder os 15 minutos.
IR À QUEIMA
Acção defensiva em disputa directa, de atacar a bola de forma instantânea.
JOGADA
Acção estratégica ofensiva.
JOGAR CURTO
O mesmo que jogar apoiado ou com os jogadores mais juntos.
JOGAR NA FRENTE
Posicionamento do defensor relativamente ao atacante, para obstar a que possa receber o passe.
JOGO ABERTO
Situação de jogo onde se cria espaço de jogo livre para 1X1 com poucas ajudas defensivas.
LANÇAMENTO DE BALIZA
O lançamento de baliza é uma das formas de recomeço do jogo.
Um golo não pode ser marcado directamente de um lançamento de baliza.
Um lançamento de baliza será concedido quando a bola tocada em último lugar por um jogador da equipa atacante, ultrapassar completamente a linha de baliza (linha de fundo), quer seja rente ao solo ou pelo ar, sem que um golo tenha sido marcado em conformidade com a Lei 11 das Leis do Jogo.
LER O JOGO
Princípio que consiste em decifrar a estratégia (defensiva ou ofensiva) da equipa adversária, de modo a melhor poder contrariá-la.
LINHA DEFENSIVA
Linha imaginária a partir da qual a equipa ou o jogador que defende começa a exercer pressão no jogador portador da bola.
Na marcação defensiva à zona, tendo em conta que o que importa é cada jogador defender o seu espaço, existem várias linhas defensivas a
considerar. Por ex: Em 2:2 é diferente de 1:1:2, ou de 1:2:1
LINHA DE PASSE
Linha imaginária entre o jogador que fará o passe e o receptor.
LINHA DE REMATE
Linha imaginária entre o atacante de posse de bola e a baliza.
MARCA DE GRANDE PENALIDADE
Sobre uma linha imaginária perpendicular ao meio da linha de baliza entre os postes, e a 6 m desta linha, está feita, de forma visível, uma marca, que se denomina MARCA DE GRANDE PENALIDADE.
MARCAÇÃO
Acção de sentido defensivo individual.
Existem várias formas de marcação defensiva.
MARCAÇÃO INDIVIDUAL
Acção defensiva individual onde o defensor tem a responsabilidade de marcar o seu opositor directo, acompanhando os seus movimentos por todo o campo.
MARCAÇÃO ZONA
Acção defensiva individual onde o defensor tem uma zona restrita sob sua responsabilidade.
Contrariamente à marcação individual, aqui o importante não é o opositor, mas sim o espaço que temos a defender.
MOVIMENTAÇÕES ou ROTAÇÕES
Movimento de ataque planeado, com troca de posições entre os jogadores.
MUDANÇA DE RITMO
Alteração de velocidade no movimento ofensivo, para ganhar vantagem sobre o defensor.
PARALELA
Movimento ofensivo, caracterizado por uma entrada na direcção da baliza contrária, feita paralelamente à linha lateral.
PARTES DO JOGO
O jogo compreenderá dois períodos iguais de 20 minutos cada um.
PASSE
Forma dos jogadores comunicarem entre si com a bola.
O passe pode ser curto ou longo, rasteiro ou por alto, com efeito ou picado.
PASSE PICADO
Diz-se de passe efectuado por alto, com execução técnica particular.
PISAR
Acção técnica ofensiva que consiste em parar a bola com a planta do pé, passando-a ao colega.
PIVOT
Posição do jogador atacante mais adiantado.
É o jogador que fruto do seu posicionamento, mais vezes joga de costas para a baliza adversária.
POLIVALENTE ou UNIVERSAL
Aplica-se ao jogador que através das suas características físicas e técnicas, se pode adaptar a qualquer posição num sistema de jogo.
PONTAPÉ DE CANTO
O pontapé de canto é uma forma de recomeço do jogo.
Um golo pode ser marcado directamente de um pontapé de canto, mas unicamente contra a equipa adversária.
Um pontapé de canto é assinalado quando a bola, tocada em último lugar por um jogador da equipa defensora, ultrapassar completamente a linha de baliza (linha de fundo), quer seja rente ao solo ou pelo ar, sem que um golo tenha sido marcado em conformidade com a Lei 11 das Leis do Jogo.
PONTAPÉ DE GRANDE PENALIDADE
Um pontapé de grande penalidade deve ser assinalado contra a equipa que cometa, dentro da sua própria área de grande penalidade e no momento em que a bola esteja em jogo, uma das dez faltas punidas com pontapé-livre directo.
PONTAPÉ DE LINHA LATERAL
O pontapé de linha lateral é uma forma de repor a bola em jogo.
É concedido quando a bola ultrapassar completamente a linha lateral, quer seja pelo solo ou pelo ar ou tenha batido no tecto, no local em que a bola ultrapassou a linha lateral, à equipa adversária do jogador que tocou abola em último lugar.
PRESSING
Marcação intensiva, sobre uma parte ou a totalidade dos jogadores da equipa adversária, com o objectivo de obstar à sua progressão atacante.
Forma de defesa que propicia uma rápida recuperação da posse de bola.
PRESSIONAR
Acção defensiva que consiste numa atitude agressiva sobre o adversário, provocando o erro.
Acção que pode ser desenvolvida individual ou colectivamente.
PROFUNDIDADE
Ataque no sentido longitudinal do campo.
QUEBRA ou MUDANÇA DE DIRECÇÃO
Mudança de direcção no movimento ofensivo de entrada na defensiva contrária, para ganhar vantagem sobre o defensor.
RECEPÇÃO
Gesto técnico de receber a bola.
RECUPERAÇÃO DEFENSIVA
Acção de uma equipa ou um jogador de recuperar o posicionamento ou equilíbrio defensivo, após uma acção ofensiva.
RECUPERAÇÃO DE BOLA
Acção de ganhar a posse de bola.
REMATE
Gesto técnico de finalização ofensiva.
RODAR
Acção característica do jogador pivot, que recebendo a bola, roda e finaliza.
SAÍDA
Termo que se pode aplicar em diversas situações de jogo, dependendo do seu contexto, tais como,
- Acção defensiva do GR, saindo da sua área restrita, para dificultar a acção do atacante.
- Acção ofensiva da equipa de posse de bola, jogando sob "pressing". Saía de pressão.
- Jogada estudada para começo ou recomeço de jogo. Bola de saída.
SEGUNDA MARCA DE GRANDE PENALIDADE
Sobre uma linha imaginária perpendicular ao meio da linha de baliza, entre os postes, e a 10 m desta linha, está feita, de forma visível, uma marca, que se denomina SEGUNDA MARCA DE GRANDE PENALIDADE.
SIMULAÇÃO
Acção de finta de entrada sem bola, tentando ganhar vantagem sobre o defensor (marcador directo), de forma a poder receber a bola.
SISTEMA DE JOGO
Conjunto de acções coordenadas, segundo um padrão de jogo pré definido.
SISTEMA DE JOGO DEFENSIVO
Conjunto de acções defensivas coordenadas, executadas segundo um padrão de jogo, com o objectivo de dificultar as acções ofensivas contrárias.
SISTEMA DE JOGO OFENSIVO
Conjunto de acções ofensivas coordenadas, executadas segundo um padrão de jogo, com o objectivo de criar desequilíbrios na defensiva contrária.
SOBRECARGA
Termo aplicado para atacar a defesa à zona, que proporciona uma superioridade numérica numa das alas.
SOBREPOSIÇÕES
Movimentos de intercepções dos jogadores trocando de posições.
SUBIR
Termo defensivo para defender "mais à frente" ou "mais subido". Também se aplica em sentido ofensivo, ou seja, mais apoio ao ataque.
SUBSTITUIÇÃO
Troca de um jogador em jogo por um suplente.
TÁCTICA
Acção organizada, imediata e inteligente, para solucionar uma situação de jogo.
TAPAR ou COBRIR
Acção de defender determinado espaço do campo, para dificultar as acções ofensivas.
TÉCNICA
Significado de eficácia na execução.
TEMPO MORTO
As equipas têm a possibilidade, através do treinador, de pedir um minuto de tempo morto em cada um dos períodos, mas só será permitido quando a equipa estiver de posse de bola.
TEMPORIZAÇÃO
Termo aplicado em diversas situações de jogo, tais como,
- Manter a posse de bola
- Aguardar a recuperação posicional dos colegas
- Em final de jogo, de posse de bola, deixar esgotar o tempo de jogo.
TIMING
É o momento certo no tempo e no espaço, para realizar uma acção no jogo.
TOCAR E SAIR
Aplica-se em acção ofensiva colectiva de fazer passar a bola e entrar na defensiva contrária, com o objectivo de deslocar a mesma, para assim, criar espaços.
Bastante aplicado em 4:0
TRABALHAR O ATAQUE
Termo aplicado para serenar o jogo, no sentido da equipa preparar o ataque planeado.
TRANSIÇÃO:
DEFESA / ATAQUE: Momento em que se ganha a posse de bola e se prepara o ataque.
ATAQUE / DEFESA: Momento em que se perde a posse de bola e começa a recuperação do equilíbrio defensivo.
TRIVELA ou BOLA CORTADA
Efeito que se dá ao passe ou remate, com a parte exterior do pé, descrevendo uma trajectória curva.
TROCAS ou PERMUTAS
Acção dos jogadores, por troca de posições em campo.
Podem ser defensivas ou ofensivas.
VIGILÂNCIA
Observação por um jogador defensor do movimento e atitudes de um jogador adversário, que não intervém directamente no jogo.
VARIANTE
Possível solução alternativa às definidas, respeitando o padrão de jogo.
VISÃO PERIFÉRICA
Capacidade de ver em amplitude.
ZONA DE SUBSTITUIÇÕES
A zona de substituições situa-se do mesmo lado em frente de cada banco dos técnicos e substitutos, dessa mesma equipa, ou seja no lado do meio campo de cada equipa que actua como defensora.
|
|